quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dica de poupança

Já todos saberão mil e uma formas de usar o pão que, sem darmos conta, ficou duro na caixa do pão. Pão ralado, açorda, bolos ou pudins, torradas, croutons, são algumas das soluções sobejamente conhecidas.

No fim-de-semana passado pus em prática mais uma reutilização, graças ao espectacular livro O que faço hoje para jantar?, da Joana Roque, e transformei duas carcaças duras em pizzas. E como, perguntam vocês? Tal como indica a receita da Joana, cortei um pouco da parte de cima e retirei o miolo (que serviu para fazer pão ralado). De seguida, barrei com polpa de tomate e deitei tomate e fiambre cortados aos cubinhos. Por cima, salpiquei com queijo mozzarela ralado e um pouco de orégãos. Levei ao forno até o queijo derreter.

Fiquei duplamente contente, não só pelo resultado, mas também por ter descoberto mais uma forma de dar novo uso ao pão duro. Aliás, o livro O que faço hoje para jantar? tem sido uma agradável surpresa e um grande aliado na cozinha e na poupança diária com a alimentação. É perfeito de tão simples que é; nada de receitas extravagantes e com ingredientes que não se encontram em lado nenhum. É feito para a cozinha do dia-a-dia. A nossa cozinha do dia-a-dia. Não conheço a Joana Roque, nem recebo nenhuma comissão para divulgar o livro, por isso a minha recomendação vem da pura experiência (boa!) que tenho tido com ele. Um livro que nos ajuda a poupar. Aqui fica a dica!




3 comentários:

  1. Eu já tenho os 3 livros dela, e digo: cada receita melhor que a outra!...
    Se recebo elogios por alguma receita que faça, é invariavelmente daquela que tirei dos livros da Joana Roque. Ehehe!
    Eu até costumo responder aos elogios com: "Agradece à Joana Roque!"
    Sim, porque assim como na escala do tempo há as datas AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo), na minha cozinha há o tempo AJ (antes da Joana) e DJ (depois da Joana)! E só lhe digo que em AJ eu não sabia cozinhar!
    :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ariana!

      Eu só tenho o livro que refiro, mas depois desses elogios todos aos outros, tenho que me fazer a caminho de uma livraria, já, já! E essa do AJ e DJ é genial :) , tem direitos de autor?

      Bj.

      Eliminar
    2. Então pois claro! E o autor fui eu! :-P
      mas agora a sério: fez mesmo toda a diferença! Ainda ontem fiz uma quiche de atum, receita dela, que o maridão não pára de gabar!
      ;-)
      e eu toda babada!...
      :-D

      Eliminar