sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cultura e diversão a preço de saldo

É oficial: Agosto está aí, as tão ansiadas férias finalmente chegaram (para alguns...), os corpos pedem roupa fresca e chinela no pé, tudo nos convida a sair. Apesar de lhe chamarem a silly season, não entrem na onda (não levem isto em sentido literal!), e aproveitem o que de tão bom há por aí. Tristezas não pagam dívidas (e este País tem tantas, senhores...) pelo que, como habitual, não dispenso de vos deixar aqui as minhas sugestões para o fim-de-semana. Quem é amiga, quem é?

Norte

A'gosto no Porto - Acho este nome do evento genial. Mais genial ainda o que por lá há: um hino à boa gastronomia portuguesa, dividida em quatro iguarias a cada semana do mês: 1ª semana - francesinha, 2ª semana - marisco, 3ª semana - petiscos, 4ª semana - bacalhau. Por entre música, artesanato, espaços lounge e até uma piscina, o convite para ir ao edifício da Alfândega do Porto e dar ao dente é irrecusável, sabendo que, ainda por cima, a entrada é livre.

Lisboa

Visitas cantadas a Alfama e Mouraria - O ano passado fui às visitas cantadas na Mouraria e foi algo de especial. Este ano, aos sábados e domingos, o fado passeia-nos pelas ruas de Alfama. O ponto de encontro é no Museu do Fado, pelas 18h30. Simplesmente obrigatório!

Noites de Verão no MNAC - Boa música, num espaço bem agradável e com gente cosmopolita. O que se quer mais? Recomendo, pois claro.

Sul

Verão em Tróia - As actividades são tantas que nem sei por onde começar. Cinema ao ar livre, música, teatro, ginástica, ufa... Como divulgam no site, são 58 dias, mais de 800 horas e entrada grátis para todos. Para agradar a gregos e troianos, literalmente!

Ilhas

Arraiais - Os Açores e a Madeira vêem em Agosto os seus emigrantes de regresso para um descanso ansiado, mantido pelas saudades de um ano de afastamento. Provavelmente, como forma de celebração, muitos são os arraiais e festas religiosas que se sucedem durante todo este mês, com tradições vincadas, muita música popular, comida e alguma (e estou a ser simpática!) bebida. Este fim-de-semana, por exemplo, acontece o Arraial dos Lameiros, na Madeira.

As sugestões estão dadas, agora lancem-se a caminho.


Sem comentários:

Enviar um comentário