quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Pingo Doce e o Dia do Trabalhador

Há um ano este dia era marcado por uma notícia: os descontos de 50% do Pingo Doce. As imagens que corriam eram de confusão.

Até já diziam que em vez do Dia do Trabalhador, este passava a ser o Dia do Pingo Doce. Muitos julgaram que hoje o mesmo se iria repetir e já havia filas. No entanto, as surpresas são mesmo assim, surgem do nada, pelo que eu nunca acreditei que voltassem a fazer algo semelhante um ano depois. Contudo, continuo a achar que terão mais trunfos na manga, mas no Dia do Trabalhador já não teria "piada", já não seria inovador.

E essa considero ser uma estratégia do Pingo Doce: marcar pela diferença. Sem dúvida que foram muito criticados o ano passado, no entanto temos que admitir que foi uma jogada de marketing muito inteligente e o plano revolucionou. De há um ano para cá, as guerras das promoções entre as cadeias de supermercado acentuaram-se, folhetos atrás de folhetos, campanhas em resposta a campanhas dos outros, anúncios televisivos cada vez mais agressivos (até já usam os nomes da concorrência nos próprios anúncios!!), ofertas, divulgações em blogues, enfim, a concorrência tem sido forte. É isto que se quer num mercado competitivo, em que, no final, quem beneficia e tem oportunidade de escolha, é o cliente, nós.

Entretanto, outros mercados ainda têm muito a melhorar neste aspecto, em que os preços de competitivos têm pouco; aliás, até parece tudo do mesmo dono! Bem-haja para entidades como a Deco que tentam fazer a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário