quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dica de poupança

Cá estamos para mais uma dica de poupança! Desta vez, direccionada para o vosso jardim, varanda ou qualquer outro sítio que tenham para as vossas plantas. Eu, menina da cidade, me confesso que nunca liguei nenhuma a plantas, nem tenho pachorra para os cuidados todos que requerem. Aliás, que não tinha, pois não sei porque carga de água começou-me a dar para plantar tudo e mais alguma coisa. Em especial, legumes e e ervas aromáticas, cuja utilidade é inquestionável (e o prazer que dá ter coentros ou hortelã da horta!?).

Contudo, uma das coisas que irritam são as infestações que não escapam à minha amostra de horta. Podia comprar insecticidas, mas seria gastar dinheiro, seria contaminar os meus alimentos com químicos, para além do mal que fazem ao ambiente. Assim, esta também é uma dica ecológica: triturar 3 malaguetas, meia cebola e 1 dente de alho. De seguida, juntar em 4l de água, deixar ferver, coar e deixar repousar 24h. Depois, é só deitar num pulverizador e dar ao dedo!




4 comentários:

  1. E funciona??? Eu estou sempre numa batalha interminável com caracóis e lesmas que teimam em ocupar as minhas alfaces todas as noites!... Até agora, o meu método tem sido retirá-los à mão e matá-los... Mas se essa mistura funcionar e os mantiver afastados... Era muito melhor!...
    Não tenho carácter para assassina!... Mesmo de lesmas e caracóis!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, por isso é que tudo o que era relacionado com plantas, flores e afins me irritavam já que as infestações perseguiam-me!! E pelo método manual (um a um) ia demorar uma eternidade :) ! A minha cara metade é que se encarrega das desinfestações (também não sou boa para matar, nem sequer uma formiga) e experimentou apenas com a malagueta triturada e resultou. Claro que passado algum tempo teve que insistir, pelo que esta receita parece-me ser ainda mais forte, pelo que mais duradoura.

      Boas plantações!

      Eliminar
  2. Olá,
    Já experimentou?
    Será que resulta com aquelas mosquinhas pequeninas que andam à volta do meu tomateiro?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas mosquinhas são tão irritantes! Nascem a torto e a direito. Como respondi à Ariana, cá em casa experimentou-se uma versão mais soft (só com a malagueta), mas era sobretudo por causa das formigas e correu bem. O próximo passo será, sem dúvida, a versão hard-core: malagueta+cebola+alho! Creio que será tipo bomba atómica para uma mosquinha!

      Eliminar