quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dica de poupança

Há poucos dias entrei numa dessas lojas de compra e venda de artigos em 2ª mão e fiquei espantada com o que encontrei. Claro que sabia que vendiam tudo e mais alguma coisa, mas bibelots partidos? Artigos com falta de peças? Pois, para mim podem não ter valor, mas há muita gente que, sei lá por que razões (imaginação, gosto pessoal... ou será falta de gosto?), decidem comprar a preços acessíveis.

E isto fez-me pensar em muita tralha que muitas vezes se tem em casa e, simplesmente, se põe no lixo porque já está estragado ou porque já não se quer. Afinal, tudo isso tem um valor. Decerto que essas lojas não oferecem quantias milionárias pela maioria das peças, mas, como diz o ditado "Grão a grão enche a galinha o papo" e tudo o que oferecerem é bom. Sempre é melhor receber 1€ do que receber 0,00€ por deitarmos as coisas fora.

Em vez disso, é de aproveitar o fim do Verão para aquelas arrumações de preparação para o Outono/Inverno e colocar numa caixa tudo aquilo que já perdeu valor para nós, mas, reforço, ainda poderão ter para outros. Dêem uma oportunidade a esses objectos e deixem-nos voar para outros lares que os cuidem com muito amor e carinho! Para além destas lojas onde é possível obter algum dinheiro com a venda, deixo mais sugestões para se juntar mais uns trocos (e libertar a casa!):

- através da Internet há muitas páginas onde vender como o Miau (com comissão), o Custo Justo ou Ocasião;
- em vez de vender, há sempre a possibilidade de trocar por outros artigos. Não há dinheiro envolvido, mas fazem-se grandes negócios: em troca de um beijo (na face, claro!), já houve quem ganhasse um saco de batatas... Verdade, verdadinha! Para tal, conheçam, por exemplo, o projecto Believe in Portugal.
- por vezes, no Mercado da Ribeira, realizam feiras de usados em que qualquer pessoa se pode inscrever e despachar a sua tralha, tendo ainda algum retorno.

Moral da história: reciclar e reutilizar é poupar. Quem é que ainda não sabe isto?



Sem comentários:

Enviar um comentário